Revista eletrônica

O Dia do Professor

11/11/2008 15:01

Rafael dos Santos Aguiar - 3° MA


Todos sabem que o dia 15 de outubro é o Dia do Professor, mas não sabemos como e quando surgiu essa data no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I baixou um grande decreto imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. Nesse decreto, havia muitas melhorias para a educação brasileira: descentralização do ensino, maiores salários para os professores, as matérias básicas que todos os alunos deviam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.
Essa idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima caso o governo a tivesse cumprido. O Dia do Professor foi pela primeira vez comemorado 120 anos após esse decreto, começando em São Paulo, em uma pequena escola, o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como ‘Caetaninho’.
Com o Dia do Professor bem organizado, eles tiveram a idéia de organizar um dia de parada para evitar o cansaço e também para comemorar e analisar os rumos da educação para o restante do ano. A celebração foi um sucesso e espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes.
Atualmente, para comemorar o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino promovem solenidades em que se enaltece a função do mestre na sociedade moderna.

 

 

Search site

Contact

Revista SPC

Clique aqui para visitar o site do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

A Comunidade de Repórter é coordenada pela educadora Cristiane Schlecht e faz parte das Comunidades de Aprendizagem do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.