Revista eletrônica

O medo da escolha (O quê? Onde?)

24/04/2008 12:02

Ana Luisa Pacheco e Ariane Affonso da Silva – 3º EM

 

"Escolher", de acordo com o dicionário Michaelis, significa "selecionar; eleger; dar preferência", por isso a decisão do que cursar e em qual faculdade é tão complicada.

A responsabilidade e a pressão de saber que aquela escolha poderá mudar todo o rumo de uma história provoca um desespero ainda maior.

Uma boa opção na hora da escolha é ir atrás dos campos de trabalho, perceber em qual área se tem mais facilidade (exatas, humanas ou biológicas), pois isso certamente auxiliará na vida profissional.

As faculdades ajudam na formação de cada um, por isso, também se tornam tão importantes. Uma faculdade pública, por exemplo, forma pesquisadores, atrai estudantes mais esforçados (o fato da “seletiva” através de vestibulares concorridos).

Apesar disso, elas também têm suas complicações, como diz a estudante de Gestão Ambiental da USP, Ana Carolina da Silva: ”O sistema de estágios têm muitas exigências, fazendo com que as boas oportunidades sejam desperdiçadas”. Além disso, há a falta de material e as constantes greves.

As faculdades particulares, mesmo sendo menos acessíveis (em questões financeiras), têm uma boa estrutura e investimentos nos materiais.

Assim, onde cursar uma faculdade é uma escolha que tem de ser decidida com calma e de acordo com as possibilidades econômicas, a vontade de estudar e a disponibilidade pessoal para se esforçar.

Essas escolhas são difíceis, reflexivas, mas não impossíveis, sabendo bem o que se quer, o arrependimento não virá. Não se esqueça: você tem um longo e bom tempo para se decidir.

 

 

Fique ligado!

 

* Procure assistir a algumas aulas do curso de seu interesse. As faculdades permitem de graça.

* Procure faculdades com bom conceito no MEC.

 

 

Inevitável futuro

Paulo Leminski

 

Seja isso texto

Uma subversão objetiva

O tentar sugerir um pretexto

Assim será

Eu sinto a responsabilidade a um passo

Leve a vaga

Meu olhar se perde no ser

O adeus, a insanidade

O medo de esquecer

A presença da pontualidade

Nessa espera, no ato

A lágrima da universidade

Sim, me aguarde!

Até nunca mais.

 

Search site

Contact

Revista SPC

Clique aqui para visitar o site do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

A Comunidade de Repórter é coordenada pela educadora Cristiane Schlecht e faz parte das Comunidades de Aprendizagem do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.