Revista eletrônica

Mais que remédios, o amor

20/08/2008 16:15

Camila Bergamim - 3o MA

 

Não é preciso o conhecimento de nenhuma pesquisa científica para saber que os animais nos fazem bem. Seu animal sempre estará lá para lhe socorrer dos perigos encontrados nas ruas e dos que lhe afligem interiormente.
Atualmente, estudos realizados mostram que eles também podem ajudar na recuperação de doenças ou fazer com que elas não evoluam.
Por exemplo, o mal de Alzheimer. Todos os pacientes que tiveram contato com animais mostraram sinais de memória melhores. Livrar-se dessa doença ainda não é possível, mas os animais ajudam a conviver com ela.

Uma explicação que muitas vezes os médicos dão para essa melhora na memória é que os animais fazem com que os idosos se recordem de sua infância, que na maioria das vezes foi vivida em sítios, na convivência de muitos outros animais.
As pessoas, principalmente crianças, se sentem muitos tristes quando estão internadas, porque, além da sensação de poder morrer, se sentem aprisionadas. Os animais fazem o papel de distraí-las e de se esquecer dos problemas trazidos pela doença, pois pessoas felizes têm o sistema imunológico mais forte.
Afinal, os animais são criaturas puras que merecem nosso respeito e amor pelo que fazem por nós e por tudo que eles representam.

Search site

Contact

Revista SPC

Clique aqui para visitar o site do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

A Comunidade de Repórter é coordenada pela educadora Cristiane Schlecht e faz parte das Comunidades de Aprendizagem do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.