Revista eletrônica

Lagartixas como gatos

19/04/2008 11:23

Camila Bergamim – 3º MB

 

Provavelmente você imaginava que os gatos eram os únicos animais (não-voadores) que conseguiam realizar a façanha de cair sempre em pé.

Mas, recentemente, biólogos da Califórnia, em Berkeley, descobriram que as lagartixas também realizam essa proeza. Com a ajuda de sua cauda, elas dão uma pirueta no ar.

Em uma experiência, colocaram uma lagartixa em uma superfície na vertical com um lado escorregadio, quando passava por esse lugar, ela caía da parede e, quando estava caindo, virava no sentido anti-horário, forçando o corpo a girar no sentido oposto, com a barriga para baixo.

Esses dados, além de surpreendentes, são muito úteis para a projeção de novas aeronaves e robôs.

“Quando colocávamos as lagartixas em superfícies perfeitas, elas nunca caíam, nem usavam suas caudas. Mas, em um local escorregadio, a cauda funcionou como uma quinta perna, que evitou que elas virassem ao contrário”, disse Full. 
“A gente acredita que esses animais usam a cauda no lugar do próprio corpo para simplificar o controle. A descoberta leva a aplicações inesperadas, como novas idéias de escalada, robôs deslizantes, veículos aéreos e controle eficiente de veículos espaciais”, completa o pesquisador.

Cada vez mais os cientistas e os estudiosos se baseiam na agilidade e em outras qualidades dos animais em suas pesquisas. É uma maravilha, se for bem utilizada, já que os animais têm muito a nos ensinar, muito mais do que possamos imaginar.

Search site

Contact

Revista SPC

Clique aqui para visitar o site do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

A Comunidade de Repórter é coordenada pela educadora Cristiane Schlecht e faz parte das Comunidades de Aprendizagem do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.