Revista eletrônica

Feliz Dia do Comércio

11/11/2008 14:45

Marina Toledo González - 7° ano B

 

O Dia das Crianças, no Brasil, foi criado por um político, na década de 1920. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças. Os deputados aprovaram a idéia e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia das Crianças pelo presidente Arthur Bernardes, através do Decreto n. 4.867, de 5 de novembro de 1924.
Mas foi só em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson & Johnson para aumentar suas vendas, lançando a “Semana do Bebê Robusto”, é que a data passou a ser realmente comemorada.
Com isso, a idéia original de homenagem às crianças não deu certo, porque, desde então, o Dia das Crianças passou a ser comemorado com muitos presentes.
Hoje em dia, o Dia das Crianças é mais comemorado pelos comerciantes, que embolsam todo o dinheiro dos pais que dão presentes aos filhos. Além disso, os filhos e as lojas não ajudam muito na hora de comprar os presentes. As crianças escolhem presentes absurdamente caros e as lojas cobram preços que fazem qualquer Dia das Crianças ficar chato.
A razão disso tudo é a mídia, que faz com que as crianças adquiram um pensamento consumista, ou seja, faz com que a criança queira sempre mais e mais presentes caros.
 

 

Search site

Contact

Revista SPC

Clique aqui para visitar o site do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

A Comunidade de Repórter é coordenada pela educadora Cristiane Schlecht e faz parte das Comunidades de Aprendizagem do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.