Revista eletrônica

Educação é bom, e todo professor gosta!

21/08/2008 13:13

 

Mariana Rosati Amabile - 9o ano B

 

O aluno entra e bate com a porta.
Professor: Isso é maneira de fechar a porta?
Aluno: Oh, já está fechada.
Professor: Abra e feche novamente
O aluno abre a porta e volta a bater com ela.
Professor: Feche novamente a porta.
Aluno: Está de brincadeira comigo ou o quê? Você nem sequer é minha mãe!

 

Situações como essa estão se tornando freqüentes em sala de aula. Os professores reclamam muitas vezes da educação que os alunos têm nas aulas, ou melhor, da falta dela. Os educandos já chegam nervosos para a sala de aula, deixando o professor irritado com suas atitudes e tornando a aula cansativa e sem rendimento.
Quando o educando tem problemas em casa, como separação ou falta de atenção dos pais, ele fica extremamente triste e não consegue separar a vida pessoal da vida escolar.
O aluno pode manter certa distância de um professor, apenas porque ele falou um pouco mais alto ou chamou sua atenção de forma mais dura para entender o conteúdo da aula.
Alguns dos educandos que são os líderes da sala de aula se sentem poderosos e invencíveis pelo fato de conseguirem manipular a autoridade máxima da sala: o professor.
A maioria dos alunos quer ter razão ou fazer as coisas do seu jeito, mas os professores têm regras a seguir.
Nesse nervosismo do dia-a-dia, os educandos esquecem se de que os professores também têm tarefas e uma vida e, claro, eles não sabem o que se passa na cabeça de cada educando. O que falta, em todo momento, é RESPEITO. O professor é amigo dos alunos, e não aquele que deseja o mal para eles. É aquele que se preocupa com os problemas de um aluno. É aquele que, às vezes, exerce função de psicólogo, psiquiatra, conselheiro, pai, mãe etc. É preciso também defender que as opiniões dos alunos devem ser escutadas.Se você está com problemas com algum professor, a melhor forma de resolver é conversando com calma e com educação. Assim, as aulas podem ser mais tranqüilas, tanto para o educando quanto para o professor.

 

 

Search site

Contact

Revista SPC

Clique aqui para visitar o site do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

A Comunidade de Repórter é coordenada pela educadora Cristiane Schlecht e faz parte das Comunidades de Aprendizagem do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.