Revista eletrônica

Como surgiu o Dia das Crianças?

11/11/2008 14:53

Quiron Silva de Brito - 1° MA

 

O Dia das Crianças, aqui no Brasil, foi criado pelo Deputado Federal Galdino do Valle Filho na década de 1920.
O Dia das Crianças só passou a ser comemorado mesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas. A idéia das duas empresas deu tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia. E, assim, o dia 12 de outubro é dia de criança ganhar presente!
O Dia das Crianças no mundo é comemorado em dias diferentes, como, por exemplo, na Índia, no dia 15 de novembro; em Portugal e Moçambique, a comemoração é no dia 1° de junho; e, na China e no Japão, no dia 5 de maio.
Mas o dia universal das crianças é de muita importância no mundo. A ONU estabeleceu um determinado dia, 20 de novembro, para a comemoração mundial do Dia das Crianças.
Será que as empresas de brinquedos hoje estão arrecadando muito dinheiro por causa das crianças? Essa pergunta é óbvia. Eles ganham muito com jogos eletrônicos, que são os mais vendidos, além de computadores, entre outras coisas.
Mas será que as crianças estão aprendendo como as das gerações anteriores? Elas a cada dia mais ficam encarceradas nesses jogos e não praticam mais esportes nem se exercitam. Isso é ruim, pois as empresas de brinquedos e de eletrônicos estão criando crianças sedentárias e que só se importam com o dinheiro e mais nada.
 

Search site

Contact

Revista SPC

Clique aqui para visitar o site do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

A Comunidade de Repórter é coordenada pela educadora Cristiane Schlecht e faz parte das Comunidades de Aprendizagem do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.