Revista eletrônica

A sociedade estimula o uso de drogas por adolescentes?

20/08/2008 19:55

Letícia Teixeira - 9o ano A

 

Já estamos cansados de escutar de nossos pais, de nossos professores e da mídia que não devemos usar drogas. Esse argumento é tão mencionado que se tornou automático, entra de um lado e sai do outro.

Porém, é importante nos conscientizarmos de que os mais experientes não dizem isso em vão, já que sabem que o uso de drogas na adolescência é freqüente, seja como mera experimentação, como consumo ocasional, indevido ou abusivo.

A questão é que o uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, é estimulado pelo contexto sociocultural. Não estou dizendo que apenas as pessoas de classe social mais baixa são os que consomem drogas em maior quantidade, mesmo porque, hoje, essta realidade é totalmente contrária. Só afirmo que a influência familiar, dos amigos e da cultura são ativas nesse ponto.

No caso da família (responsável pela socialização dos indivíduos), é de suma importância a boa educação desde o nascimento, pois, quando a família é cuidadosa, afetiva, amorosa, e comunicativa, há mais chances de promover condições para um desenvolvimento saudável. Logo, esse jovem tem maiores chances de crescer em harmonia consigo mesmo e com os outros, separando o certo do errado.

Jovens que são maltratados, pequenos ou grandes, têm maior probabilidade de serem rebeldes e “do avesso”, atuando para as coisas ruins, por vingança contra eles mesmos e contra o mundo.

O caso das amizades é um pouco mais complicado, porque entra competição, medo de ser julgado, além da moda.

Nada disso tem pleno valor, pois são argumentos sem fundamento que os que se acham “descolados” por beber ou fumar jogam aos que não vivem dessa maneira.

Eles se “acham” mais adultos e querem colocar isso na cabeça dos que os cercam. As famosas frases do tipo: “O homem que não bebe é covarde”, “Deixe a Coca-cola para as meninas”, “Bebendo, você sacramenta sua entrada pro mundo ‘adulto’, afirma sua liberdade e testa seu caráter, pois, segundo muitos, a pessoa embriagada revela sua verdadeira natureza!”

Isso é pura falta de conhecimento. Em que mundo nós vivemos? Onde usar drogas é ‘maneiro’?! Onde quem bebe é mais homem ou mulher?! Onde quem não se utiliza desses meios está sujeito à exclusão e à provocação?!

Sinceramente, não há verdades que possam me levar a isso, pois, dentro de cada um de nós, sabemos os nossos conceitos e como usá-los.

Numa pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde, notou-se como é grande o mercados das drogas permitidas (lícitas), pois essas promovem maior necessidade ao usuário e maior custo, já que são encontradas em todos os bairros espalhados pelas cidades.

Para ter conhecimento acerca das conseqüências promovidas pelas drogas lícitas, pode-se iniciar relatando que, ao depositar qualquer substância no organismo, criam-se nele necessidades falsas, alterando todo o funcionamento físico e psíquico do corpo. Podemos citar: ataque cardíaco, doenças respiratórias, enfisema, câncer, impotência sexual, alterações na memória, perda do controle, rompimento de veias, danos no fígado, rins e estômago, cirrose hepática, úlceras, gastrites, irritabilidade, dor de cabeça, insônia, ansiedade, agitação e outros.

A cerveja é a droga lícita mais consumida no Brasil. O cigarro, também consumido em grande quantidade pelos jovens, mata milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Muito mais do que qualquer guerra ou tragédia no último meio século.

As drogas permitidas por lei são as mais consumidas e as que mais resultam em fatalidades diárias, já que, através das alterações realizadas no organismo, um indivíduo perde o controle e acaba por fazer coisas que no normal não seriam feitas. Além disso, o organismo tende a ficar mais preguiçoso, já que as drogas lícitas relaxam o corpo de forma exagerada.

E o pior de tudo isso é que pelo menos um quarto da população brasileira favorece esse consumo, influenciando o comércio desses produtos e incentivando os produtores.

É fato que as drogas atingem qualquer pessoa, de qualquer religião, raça, cor, sexo e idade. Mas ela só alcança você se você deixar ou quiser que isso aconteça. Nunca se considere imune a elas. Nunca duvide dos poderes que elas possuem.

AMAR A VIDA E DAR SENTIDO A ELA É ESSENCIAL !

 

Search site

Contact

Revista SPC

Clique aqui para visitar o site do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

A Comunidade de Repórter é coordenada pela educadora Cristiane Schlecht e faz parte das Comunidades de Aprendizagem do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.