Revista eletrônica

Vamos jogar corfebol?

25/04/2008 13:22

Henrique Tadeu – 1º MB

 

Bom, é isso mesmo que vocês leram. O corfebol é um esporte holandês centenário jogado com os pés. Ele chegou ao Brasil e está sendo praticado no interior do Estado do Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em São Paulo, especificamente na Universidade Mackenzie.

Esse novo esporte consiste em ter duas cestas que ficam a 1,5 m do solo e uma bola que mais parece com a de futebol. Esse esporte tem características do basquete e vem conquistando atletas e simpatizantes no Rio de Janeiro. Pelo fato de ser jogado por homens e mulheres ao mesmo tempo, o corfebol tornou-se o único esporte jogado com times mistos no mundo.

No Brasil, o esporte está se desenvolvendo. Há cerca de quatro anos está sendo divulgado, não só no Rio como em outros Estados do país.

Em 1973, foi realizado o primeiro campeonato mundial, não como imaginavam, pois pensavam que haveria mais equipes, mesmo assim, seria a primeira oportunidade de mostrar ao mundo que o processo de profissionalização do esporte estava perto. Apenas seis seleções participaram do torneio: Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Alemanha e Oeste-holandês. Com o sucesso do primeiro campeonato, outros foram sendo organizados, tendo o número de participantes aumentado consideravelmente durante os anos. Até hoje, 23 países já disputaram os 14 campeonatos mundiais.

Então, venha fazer parte dessa nova modalidade, quem sabe um dia você seja um grande jogador de corfebol! 

 

Search site

Contact

Revista SPC

Clique aqui para visitar o site do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

A Comunidade de Repórter é coordenada pela educadora Cristiane Schlecht e faz parte das Comunidades de Aprendizagem do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.