Revista eletrônica

O mundo vermelho, preto e branco

20/08/2008 19:51

 Leonardo de Assis Azevedo - 1o MA

 

“Fabão atravessa a linha do meio campo, toca para Aloísio, que lança para Mineiro, que vai fazer o gol... GOOOOOOOOOOOOOL!!! É do São Paulo. Mineiro, camisa 7. São Paulo 1, Liverpool 0.”

O São Paulo Futebol Clube é o único clube brasileiro que venceu por três vezes a Copa Libertadores da América. Esse acontecimento proporcionou ao time a chance de disputar o campeonato mais visado por todos, o Mundial Interclubes no Japão.

Ao vencer a Libertadores de 1992 sobre o Newell’s Old Boys nos pênaltis, o São Paulo chegou até o Mundial, quando enfrentou o Barcelona, o campeão da Europa naquele ano. O tricolor do Morumbi venceu o poderoso clube espanhol por 2 a 1, com dois gols de Raí, e se tornou pela primeira vez campeão do mundo.

No ano seguinte, 1993, algo parecido ocorreu: o São Paulo venceu a Libertadores pela segunda vez, dessa vez seu adversário foi o Universidad Católica e o time brasileiro venceu por 5 a 1. Assim, mais uma vez o tricolor estava no Mundial. Dessa vez, o adversário era o Milan. Em um jogo repleto de emoções, o São Paulo venceu o Milan por 3 a 2, com gols de Palinha, Toninho Cerezo e Muller. Com isso, o técnico Telê Santana virou um dos maiores heróis tricolores.

Já no ano de 2005, 12 anos após o bicampeonato, o São Paulo chega em mais uma final da Copa Libertadores da América. O adversário dessa vez é o empolgado Atlético Paranaense.

Em uma bela apresentação do tricolor, ele vence o duelo de brasileiros por 4 a 0. Agora ele está mais uma vez na decisão do Mundial Interclubes, contra o Liverpool. Em um jogo dramático, o São Paulo venceu o time inglês por 1 a 0, gol de Mineiro, e consagrou-se tricampeão mundial, para alegria da torcida tricolor.

Mas se você acha que o São Paulo conseguiu essas façanhas por sorte, está muito enganado. Há muito tempo, o São Paulo vem trabalhando para conseguir esses resultados, é um clube muito bem organizado, que tem um ótimo CT (Centro de Treinamento) e investe muito forte para ter sempre um elenco bom e competitivo.

 

 

 

Search site

Contact

Revista SPC

Clique aqui para visitar o site do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

A Comunidade de Repórter é coordenada pela educadora Cristiane Schlecht e faz parte das Comunidades de Aprendizagem do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.