Revista eletrônica

Handebol, futebol com a mão, ou futebol, handebol com o pé?

20/08/2008 19:42

Julia Locci Zorzi - 8o ano C

 

Não é correto afirmar que o handebol é como se fosse um futebol com as mãos e que o futebol é um handebol jogado com os pés. Mas você sabe por quê?

É simples explicar: os benefícios, riscos e regras são distintos.

O handebol tem como benefícios o aprimoramento da coordenação motora, o melhor desenvolvimento do corpo, correção de postura, além de oferecer força, resistência e agilidade.

O futebol, por sua vez, tende a fortalecer as musculaturas das pernas e do tronco, aumentar a massa muscular das pernas. Ele pode ser praticado em diversos pisos: grama, grama sintética e areia. Além de tudo, fornece um gasto calórico muito alto e, conseqüentemente, há a perda de peso.

Os riscos são a maior semelhança desses esportes. Tanto um como outro podem oferecer lesões em vários membros, porém, o futebol atinge mais as pernas, enquanto o handebol atinge mais os braços. Outro risco semelhante são os problemas na coluna e os estiramentos.

Além dos benefícios e riscos, há também diferenças nas regras e uma única semelhança entre esses esportes: o objetivo é o gol.

No handebol, são seis jogadores em linha e um no gol, a bola tem de 58 a 60 cm de circunferência para os homens e 54 a 56 cm para as mulheres e crianças.

No futebol, são dez na linha e um no gol e a bola tem um tamanho universal. Também as posições, cobranças e advertências são diferentes.

Tanto um esporte como outro proporcionam integração, amizade, coletividade e superação. Sendo assim, também proporcionam uma vida mais saudável física e mentalmente.

Agora, você já entendeu por que esses esportes não podem ser considerados quase iguais e por que é necessário praticar um deles ou os dois. Afinal, sem esporte, não é possível viver!

Search site

Contact

Revista SPC

Clique aqui para visitar o site do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

A Comunidade de Repórter é coordenada pela educadora Cristiane Schlecht e faz parte das Comunidades de Aprendizagem do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.