Revista eletrônica

Dojo-kun: de mandamentos do esporte para a vida

21/08/2008 13:29

Roberta Savignano - 3o MB

 

O Dojo-kun são os cinco mandamentos do caratê que servem como guia para o carateca, não só dentro do Dojo (lugar onde se treina), mas em sua vida. São eles: esforçar-se para a formação do caráter, fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão, criar intuito e esforço, respeito acima de tudo e conter o espírito de agressão.

Em sua representação, todos esses mandamentos começam com o número um (primeiro), porque, para o mestre Funakoshi, que fundou o caratê e criou o Dojo-kun, nenhum item era mais importante que o outro.

Esses mandamentos fazem parte de toda uma filosofia do caratê, pois tratam do caráter de uma pessoa, sua sinceridade, seu esforço e seu autocontrole, que são a base de quem pratica esse esporte, aperfeiçoando seu caráter por meio de um aprendizado esforçado, com sinceridade e respeito, resultando, então, no autocontrole do atleta.

Esforçar-se para a formação do caráter quer dizer que devemos dar o máximo de nós mesmos para alcançarmos nossos objetivos. Apesar das dificuldades, devemos ter vontade de conhecer coisas novas, mas sem perder nossa responsabilidade e nosso empenho.

Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão quer dizer que não devemos nos deixar levar por aquilo que seja apenas agradável e confortável para nós, devemos ter um plano/sonho em mente e segui-lo de acordo com os valores que temos e com o que aprendemos a cada dia.

Criar intuito e esforço é ter um objetivo em nossa vida, seguir esse objetivo com “gana”/”vontade”, para, enfim, chegarmos aonde queremos.

Respeito, acima de tudo, é fundamental em nossa sociedade, devemos respeitar a todos para que também sejamos respeitados.

E, por fim, conter o espírito de agressão é ter a vontade de ganhar, não sendo literalmente agressivo, mas sim mostrando para o mundo que, se você está em determinada ocasião, é porque você se preparou para aquilo, batalhou e quer vencer.

Sabendo então a idéia de cada mandamento, podemos levá-los para nossas vidas e, quem sabe, nos tornarmos pessoas melhores, mais conscientes e passar essas idéias para o próximo com o intuito de melhorar o convívio em nossa sociedade.

 

Search site

Contact

Revista SPC

Clique aqui para visitar o site do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

A Comunidade de Repórter é coordenada pela educadora Cristiane Schlecht e faz parte das Comunidades de Aprendizagem do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.