Revista eletrônica

Como o Brasil se tornou uma potência no vôlei?

20/08/2008 16:11

Caio Martins Acciari - 1o MA

 

Hoje, o vôlei é visto como o segundo esporte mais popular no Brasil, mas isso demorou para acontecer. O vôlei surgiu no ano de 1916, introduzido pelos americanos. O primeiro campeonato foi em 1944 e só em 1956 foi criada a confederação. Em 1964, a seleção brasileira de vôlei masculino estreou em Tóquio e conquistou o sétimo lugar.

Em 1980, o Brasil tem um resultado expressivo, um quinto lugar em Moscou, derrotando inclusive os poloneses, que eram campeões olímpicos. Nesse ano, apareceu uma nova geração com Bernard, Renan, William e Amauri.

Já com uma seleção amadurecida, o Brasil conseguiu uma medalha de prata em Los Angeles. Em 1988, ocorreu um frustrante quarto lugar, mas uma nova geração surgiu com Carlão, Mauricio, Paulão e Pampa, e com isso também surgiu um novo voleibol, mais perigoso e tendo uma certa evolução em seu jeito de jogar se comparado a anos anteriores.

Novas gerações se sucederam, e a terceira (que contava com Nalbert, Giba e Gustavo) trouxe o único título que o Brasil não havia conquistado: o de campeão mundial.

O grande crescimento do vôlei no Brasil se deve principalmente ao surgimento de novos ídolos em diferentes gerações, popularizando o vôlei e fazendo com que crianças se espelhem nos ídolos, e que, no futuro, também se tornem jogadores e virem ídolos para novas crianças, assim sucessivamente.

O crescimento foi tanto que, fazendo uma comparação de antigamente com hoje, é possível ver uma melhora como, por exemplo, o Brasil não tinha um título mundial e agora é heptacampeão. Antes, as seleções não viam o Brasil como um time bom, agora, é imbatível, mas, mesmo com esse sucesso, a seleção não pára de se esforçar e trabalhar, ganhando cada vez mais títulos.

Mesmo com esse crescimento, a seleção não teve descanso, o técnico Bernardinho realizou mais três treinos por dia e teve como preparação para as Olimpíadas a liga mundial.

 

 

 

 

Search site

Contact

Revista SPC

Clique aqui para visitar o site do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

A Comunidade de Repórter é coordenada pela educadora Cristiane Schlecht e faz parte das Comunidades de Aprendizagem do Colégio Passionista São Paulo da Cruz.